sábado, 30 de março de 2013

Filosofia #01-Mito da Caverna

Ah simmmm, essa sim é uma história muito interessante, que mesmo que tenha sido escrita antes do nascimento de cristo, ainda vale para os dias de hoje.


O mito da caverna foi escrito por Platão em seu livro A república, e é considerada o maior e mais importante mito da filosofia. A história fala de prisioneiro que viviam acorrentados em uma caverna e ficavam sempre olhando para o fundo da caverna, onde eles viam algumas sombras geradas por uma luz de uma fogueira. Nessas sombras eles viam pessoas, animais, coisas, e davam nomes a todas eles. Até que um dos prisioneiros consegue se libertar da corrente e vai explorar o fundo da caverna e a vida real. Quando ele vê todo aquele mundo do lado que fora da caverna ele fica maravilhado com tudo aquilo, depois volta para contar aos outros prisioneiros. Só que os outros prisioneiros não acreditam, chamam ele de louco e o ameação de morte.
Moral da História: Como toda esta sociedade de hoje esta bem alienada, quando uma pessoa consegue ver a verdadeira realidade, chamam ela de louca, e ela vive excluída de tudo e todos.



3 comentários:

  1. Esta história de Platão, por mais antiga que seja, nunca esteve tão atual. Poucas pessoas conseguem observar a realidade e entendê-la, e quando o fazem, se forem exteriorizar o que observam, raramente serão levadas à sério.

    ResponderExcluir
  2. Esta história de Platão, por mais antiga que seja, nunca esteve tão atual. Poucas pessoas conseguem observar a realidade e entendê-la, e quando o fazem, se forem exteriorizar o que observam, raramente serão levadas à sério.

    ResponderExcluir