sexta-feira, 29 de março de 2013

O Príncipe






Agora eu vou falar de um livro que influenciou muita gente importante, muito dono de empresa, políticos e governantes em geral. O Príncipe foi um livro escrito por Nicolau Maquiavel e publicado em 1531, sendo que Maquiavel morreu em 1527 e não viu seu livro ser publicado. Esse livro basicamente é feito de vários capítulos onde Maquiavel dá conselhos aos príncipes de como se governar um reino.
Esse livro foi muito contraditório na época. Uma das maiores polêmicas foi Maquiavel ter dito que um bom rei nunca deve se aliar a igreja, pois a igreja teria o poderio completo sobre ele, já que tinha poderio completo sobre tudo. Foi a partir desse livro também que criaram o termo Maquiavélico, que é usado para uma pessoa ou coisa ruim, que na verdade não deveria significar nada disso.
Maquiavel escreveu seu ponto de vista em o príncipe onde ele fala que um rei não pode vacilar em tentar negociar com aqueles que atrapalham o seu reinado, e sim eliminá-los, para poder um reinado mais pleno. O interessante do livro é que Maquiavel fala de vários tipos de principados, daqueles que foram conquistados, daqueles que foram herdados, daqueles que foram comprados, daqueles que foram feitos a partir do matrimônio, etc. E quando ele fala dos tipos de principados, ele dá exemplos, e mostra que se o seu ponto de vista fosse seguido, tudo teria ocorrido bem no reinado de tal príncipe.
Hoje Maquiavel é quase lembrado como um monstro por causa deste pequeno livro que o escreveu. Hoje diria eu que 95% das pessoas que usam o adjetivo maquiavélico, nunca nem se quer ouviram em falar do livro o príncipe. Tenho quase toda a certeza também que 95% de todas as pessoas atribuem a frase " Os fins justificam os meios", erradamente a Nicolau Maquiavel. De um homem que apenas queria ajudar, fortalecer e harmonizar os reinados, Maquiavel passou a ser um homem odiado, dito como uma figura sombria e satânica, aureolada de prestígios infernais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário