sexta-feira, 29 de março de 2013

Código de Hamurabi

Código feito pelo grande rei Hamurábi ainda na primeira dinastia babilônica, O código é baseado na famosa lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. O código foi o primeiro conjunto de leis registrados no mundo e fala basicamente que se um individuo cometeu um crime, a punição terá que ser semelhante ao crime cometido pelo individuo.



Algumas leis do Código de Hamurábi:

- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
- Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.
- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.
- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.

Agora existe um porém nesse código de hamurábi. A punição era escolhida de acordo com a classe social. Se eu fosse um nobre e você fosse um camponês, e eu matasse o seu filho, você não poderia matar o meu filho, mas teria que indenizá-lo.O monólito com o código de Hamurabi foi encontrado no ano de 1901, pela expedição de Jacques de Morgan, na região do atual Irã (Onde ficava a Mesopotâmia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário